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quinta-feira, 17 de março de 2011

O Apóstolo S. Paulo em Atenas

              

                                    
                                    Seu discurso no Areópago
                                               (Atos 17 : 15 – 33)


Depois de descobrir o ambiente intelectual dessa metrópole , Paulo começou a pregar diariamente na praça do mercado e nas sinagogas dos judeus . Logo seu ministério atraiu o interesse dos filósofos , epicureus e dos estóicos . Pediram-lhe que fizesse um discurso apresentando sua Filosofia .
À pedido deles , subiu os degraus de pedra até o topo do Areópago ( o antigo Tribunal dos atenienses ) , onde , na meia lua dos assentos de pedra haviam se sentado os juízes que , trezentos anos antes , haviam condenado o filósofo Sócrates à morte . Aqui Paulo , embaixador do Juiz do mundo , proferiu , provavelmente , o maior sermão , que jamais sairia dos lábios de um mortal !
Ele falava aos intelectuais do mundo daquela época . As leis desta cidade condenavam à morte qualquer pessoa que apresentasse uma divindade estrangeira . Mas isso não o impediu !
Ele era judeu , fabricante de tendas , “cuja presença é fraca e cujo discurso pouco vale “ , mas ele entregou sua mensagem àquela cidade clássica e orgulhosa do mundo antigo .
Nos templos atenienses o espírito nacional de “Atenas “ era deificado nas imagens de mármore de seus heróis e soldados , nos troféus de suas vitórias , nos seus objetos múltiplos de interesse .
Aqui o Apóstolo Paulo introduziu uma Divindade Estrangeira para aqueles homens :
O DEUS TODO PODEROSO !!!

Aqui ele Pregou :

( vss : 23,24,25 )
A Personalidade de Deus ;
A Onipotência de Deus ;
A Auto-Existência de Deus .

( vs : 26 )
A unidade da raça humana ;
A irmandade da raça humana .

( vs : 27 )
A dignidade do homem ;
A Graciosidade de Deus , ( essencial ) , para com o homem ;
A universalidade , a realidade e a eficiência da Providência de Deus ;

( vs : 28 )
A dependência do homem .

(vs : 29 )
A espiritualidade da adoração Divina ;
A não exterioridade da adoração ;
A possibilidade de uma religião natural e verdadeira ;
A absurdidade dos ídolos e da adoração à eles .

(vs : 30 )
A realidade do perdão Divino ;
O dever do arrependimento .

(vs : 31 )
A certeza de um dia de julgamento ;
A exaltação de Jesus Cristo à posição de Juiz Supremo ;
A realidade da vida futura .

Aqui Paulo corrigiu os erros do :

(vss : 23,24 )
ATEÍSMO , ou o dogma de que Deus não existe ;
PANTEÌSMO , ou a teoria de que tudo é Deus ;
MATERIALISMO , ou a noção de  que o mundo é eterno .

(vs : 25 )
FATALISMO , ou a superstição de que inteligência alguma preside o universo e que todas as coisas acontecem por necessidade ou por acaso ;

RITUALISMO , ou a idéia de Deus pode ser honrado por atos puramente externos .

( vs: 26 )
EVOLUCIONISMO , ou a hipótese de que o homem é produto da força e evolução da matéria .

(vs : 27 )
INDIFERENTISMO , ou o credo que reza que o homem não deve procurar nada ou ninguém mais elevado .

( vs : 28 )
RACIONALISMO , ou a doutrina que ensina que o homem é o que pensa ser .

( vs : 29 )
POLITEÍSMO , ou a imaginação de que há ou pode haver muitos deuses .

( vss : 30 , 31 )
OTIMISMO , ou a ilusão de que este é o melhor mundo possível , e que o homem não tem pecado do qual deva se arrepender ;
UNIVERSALISMO , ou sentimento de que todos serão salvos ;
UNITARISMO , ou dogma de que Cristo foi um membro comum da raça humana ;
NIILISMO , ou a crença de que depois da morte nada existe .

                                                                                     Fim

Extraído do livro: Como vencer a preocupação 
autor: John E. Haggai
Editora Vida                   
                                            
                                                         Adaptação : Luiz  Almeida
                               


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